Quem soltou o pum?

Idade recomendada: +4 anos
Autor: Blandina Franco (autora) e José Carlos Lollo (ilustrador).
Primeira publicação: 2010
Editora: Companhia das Letrinhas
Páginas: 32
Qual é a história?
“Quem soltou o pum?” conta a história de uma família que adota um cachorro muito simpático e carinhoso, cujo nome é justamente “Pum”. O grande charme do livro está no jogo de palavras que brinca com a confusão entre o cachorro “Pum” e o ato de soltar gases, gerando situações embaraçosas e muitas risadas. A partir daí, vemos cenas cotidianas em que os personagens, sem querer, acabam “acusando” uns aos outros de algo que, na verdade, é apenas uma travessura do cãozinho Pum.
Por meio de ilustrações divertidas, a narrativa aborda o afeto que a família desenvolve pelo pet, ao mesmo tempo em que ensina sobre os cuidados que um animal de estimação exige. O humor leve é o ponto central, tornando o livro uma leitura bastante apropriada para crianças em fase de alfabetização ou que estão começando a criar gosto pelos livros ilustrados.
Autor
Blandina Franco é uma escritora brasileira dedicada à literatura infantil, reconhecida pelo humor e criatividade de suas obras. Em parceria com diversos ilustradores, transforma situações cotidianas em histórias leves que promovem reflexões simples e diálogos afetivos entre adultos e crianças.
José Carlos Lollo é um ilustrador que colabora frequentemente com Blandina, trazendo expressividade e cor aos livros. Seu estilo descontraído e envolvente complementa perfeitamente as narrativas bem-humoradas, atraindo a atenção do público infantil e tornando a leitura ainda mais divertida.
Curadoria
Conteúdos Negativos
Violência e Medo
☆☆☆☆☆
Não presente.
Linguagem Inadequada
☆☆☆☆☆
Embora haja piadas envolvendo o “nome” do cachorro (Pum), não há xingamentos ou insultos pejorativos. O máximo que acontece é a repetição da palavra “pum” em tom de brincadeira, o que pode causar gargalhadas e algum constrangimento divertido.
Sexo, Romance e Nudez
☆☆☆☆☆
Não presente.
Bebida, Droga e Cigarro
☆☆☆☆☆
Não presente.
Conteúdos Positivos
Pontos de Caráter
★★★☆☆
Empatia: A família se esforça para compreender e cuidar do cachorro, mesmo quando ele causa situações embaraçosas.
Compaixão: Há afeto e acolhimento com o bichinho, demonstrando preocupação e carinho.
Valor Educacional
★★★☆☆
O livro não se foca fortemente em lições diretas ou didáticas, mas por meio da relação com o cachorro, as crianças podem aprender sobre responsabilidade e convivência. A história mostra a necessidade de limpar sujeiras e lidar com as travessuras do pet.
Mensagens Positivas
★★★★☆
Aceitação: A família acolhe o cachorro mesmo com as situações inconvenientes.
Humor como forma de aproximação: O riso e a brincadeira estreitam laços familiares.
Modelos Positivos
★★★☆☆
Os pais e as crianças do enredo demonstram união e cumplicidade, mantendo uma relação saudável. Não existe um grande herói ou heroína, mas os adultos cuidam do cachorro e ensinam as crianças de forma afetuosa, promovendo valores como paciência e compreensão.
Os pais precisam saber
Algumas famílias podem considerar o tema “pum” muito brincalhão ou até desnecessário. Se a criança ainda está em uma fase em que ri e repete sem parar essas piadas, pode ser preciso explicar que há momentos e lugares adequados para falar sobre certos assuntos. Além disso, é importante deixar claro que cuidar de um animal de estimação envolve tarefas reais (limpeza, alimentação, levar ao veterinário), algo que a obra retrata de forma sutil.
O livro serve para mostrar que as crianças precisam aprender a assumir responsabilidades, especialmente quando há um bichinho envolvido. A “confusão” gerada pelo nome do cachorro pode gerar conversas sobre honestidade (é o cachorro ou a pessoa quem soltou o pum?) e sobre como reagir em situações embaraçosas sem colocar a culpa em alguém de forma injusta.
Os pais estão dizendo
Comentários Negativos
Há pais que julgam o livro “bobo” ou excessivamente repetitivo no uso das piadas com a palavra “pum”. Alguns relatam que, mesmo a proposta sendo infantil, a brincadeira não agrega muito ao desenvolvimento e pode virar um estímulo para que a criança repita “pum” em qualquer contexto.
Resumidamente, as críticas negativas costumam girar em torno de:
- Falta de mensagem educativa mais profunda
- Piadas repetitivas
- Excesso de humor simplificado
Comentários Positivos
diversas avaliações destacam a originalidade e a diversão que o nome do cachorro gera entre as crianças. Muitos comentários elogiam a forma criativa como a autora aborda um tema que, apesar de ser uma mera brincadeira, consegue cativar a atenção dos pequenos.
Pontualmente, as resenhas positivas ressaltam:
- Possibilidade de gerar conversas descontraídas sobre animais de estimação
- Ilustrações divertidas
- Estímulo à leitura por meio de humor
- Temática simples, porém cativante e engraçada
Idade recomendada
Com base no humor leve, na inexistência de temas pesados e na proposta simples de leitura, a idade recomendada para “Quem soltou o pum?” é a partir de 4 anos, quando as crianças estão começando a se interessar por histórias curtas e ilustrações divertidas. A faixa etária pode se estender até cerca de 8 anos, pois o humor e o formato do livro ainda podem agradar crianças em fases de alfabetização.
Converse com seus filhos sobre
- Responsabilidade: Pergunte às crianças o que elas acham que um dono precisa fazer para cuidar de um cachorro.
- Convívio familiar: Como os personagens do livro reagem quando o cachorro “Pum” faz algo constrangedor?
- Humor e limites: Qual a diferença entre uma brincadeira saudável e algo que incomoda as pessoas ao redor?
- Honestidade e culpa: Por que as pessoas no livro se confundem e culpam umas às outras? É justo culpar alguém por algo que não fez?
Essas conversas podem instigar a curiosidade, a criatividade e a prática de valores como empatia e honestidade.
Atividades para explorar
- Desenhar o Pum: Peça para as crianças imaginarem e desenharem como seria esse cachorro. Quais cores, formas e expressões o cachorro teria?
- Teatro de fantoches: Crie uma pequena cena em que uma família ganha um cachorro chamado Pum, reproduzindo as confusões da história.
- História em quadrinhos: Incentive as crianças a recriarem ou continuarem a história em quadrinhos, colocando o “Pum” em novas aventuras.
- Cuidados com pets: Crie uma listinha de tarefas para cuidar de um bichinho. Mesmo se não tiverem animais de estimação, as crianças podem aprender sobre alimentação, higiene e carinho.