Pedro vira porco-espinho

Idade recomendada: +4 anos
Autor: Janaina Tokitaka
Primeira publicação: 2017
Editora: Jujuba Editora
Páginas: 32
Qual é a história?
“Pedro vira porco-espinho”, de Janaína Tokitaka, é um livro infantil que aborda o tema das emoções de maneira lúdica e envolvente. A história gira em torno de Pedro, um menino que, em momentos de irritação ou estresse, se transforma em um porco-espinho — fazendo com que espinhos surjam em seu corpo. Essa transformação inusitada e divertida funciona como uma metáfora para como as crianças (e até adultos) podem reagir diante de situações frustrantes.
Ao longo das páginas, o leitor acompanha a trajetória de Pedro aprendendo a lidar melhor com seus sentimentos, encontrando formas de expressar sua raiva e frustração sem ferir a si mesmo ou aos outros.
Autor
Janaína Tokitaka é uma escritora e ilustradora brasileira, formada em Artes Visuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Seu trabalho se destaca pelo uso de ilustrações marcantes e narrativas que abordam as emoções, a família e a imaginação infantil de forma empática e acessível. Além de “Pedro vira porco-espinho”, Janaína já publicou outros títulos focados no público infantil, nos quais explora com delicadeza e criatividade os desafios do dia a dia das crianças.
Curadoria
Conteúdos Negativos
Violência e Medo
★☆☆☆☆
O que pode causar um leve desconforto (de nível muito baixo) é a própria transformação de Pedro em porco-espinho, pois a súbita aparição dos espinhos pode ser vista como algo surpreendente. O tom é mais cômico e metafórico do que ameaçador.
Linguagem Inadequada
☆☆☆☆☆
Não presente.
Sexo, Romance e Nudez
☆☆☆☆☆
Não presente.
Bebida, Droga e Cigarro
☆☆☆☆☆
Não presente.
Conteúdos Positivos
Pontos de Caráter
★★★★★
O enredo destaca qualidades como empatia, autocontrole e compaixão. Conforme Pedro percebe o impacto que seus “espinhos” podem ter nas outras pessoas, ele aprende a se colocar no lugar do próximo e a buscar formas de se acalmar.
Valor Educacional
★★★★☆
O livro trabalha valores importantes no desenvolvimento emocional das crianças, como reconhecer sentimentos de raiva ou frustração e aprender maneiras saudáveis de expressá-los.
Mensagens Positivas
★★★★★
A principal mensagem positiva do livro é a de que todos podemos encontrar melhores formas de lidar com nossos sentimentos ruins, sem precisar “armar espinhos” ou ferir as pessoas ao redor. A história encoraja a auto-reflexão e a empatia.
Modelos Positivos
★★★★★
Pedro é o protagonista que aprende com seus erros e descobre, gradualmente, maneiras de se acalmar. Outros personagens, como familiares (mãe, pai ou cuidadores), também dão bons conselhos e mostram paciência, embora a trama foque principalmente em Pedro.
Os pais precisam saber
Os pais devem saber que este livro é uma história que ilustra, de forma metafórica, como a raiva e a frustração podem “espinhar” nossas relações. O mais relevante é que Pedro não infringe regras morais graves (como mentir ou roubar) para resolver seus problemas; em vez disso, ele busca um amadurecimento emocional. Porém, caso a criança tenha dificuldade em entender metáforas, é importante que os pais conversem sobre o sentido simbólico desses “espinhos”.
É útil discutir que ficar com “espinhos” em situações de raiva pode magoar as pessoas e isolar quem está zangado. A transformação de Pedro pode trazer perguntas sobre controle emocional.
Os pais estão dizendo
Comentários Negativos
História curta ou rápida demais: Há quem ache que o enredo poderia se estender um pouco mais para aprofundar o desenvolvimento dos personagens ou explicar melhor por que Pedro “vira porco-espinho”.
Resolução simples: Alguns leitores consideram que a forma como Pedro soluciona seu problema é apresentada de maneira breve, sem explorar outras estratégias de enfrentamento emocional.
Comentários Positivos
Ilustrações cativantes: Muitos destacam o estilo de ilustração de Janaína Tokitaka, que traz dinamismo e humor às páginas.
Relevância do tema: Pais e educadores apreciam a maneira acessível com que o livro aborda sentimentos de raiva e frustração, incentivando o diálogo dentro de casa ou na sala de aula.
Identificação com o público infantil: Crianças costumam se divertir e se reconhecer em Pedro, seja por episódios de birra ou pela vontade de externalizar sentimentos intensos.
Idade recomendada
Com base no conteúdo e nos valores trabalhados, a recomendação de idade é a partir de 4 anos. Crianças nessa faixa etária já começam a vivenciar conflitos emocionais mais claros e podem se identificar com a metáfora dos “espinhos”. No entanto, a leitura pode ser feita também com crianças mais novas, desde que haja um adulto para explicar a história.
Converse com seus filhos sobre
- Sentimentos: Pergunte às crianças se elas já se sentiram como o Pedro — tão irritadas a ponto de “ficar cheias de espinhos”.
- Estratégias de calma: Discutam ideias para reduzir a raiva (respirar fundo, contar até 10, conversar com alguém de confiança).
- Empatia: Estimule-as a pensar em como os amigos ou familiares se sentem quando alguém “está cheio de espinhos”.
- Consequências das ações: Debatam como a raiva pode gerar situações ruins e o que podemos fazer para reparar mal-entendidos.
- Comunicação: Ressalte a importância de falar sobre o que se sente em vez de explodir.
Atividades para explorar
- Desenho dos Espinhos: Peça para a criança desenhar o momento em que Pedro se transforma e depois criar “espinhos” de papel colorido para colar no desenho, estimulando a criatividade.
- Roda de Emoções: Crie cartões com diferentes emoções (alegria, tristeza, raiva, medo) e peça para a criança dizer o que causaria cada sentimento e como expressá-lo de forma saudável.
- História Alternativa: Incentive a criança a imaginar um final diferente para Pedro. O que aconteceria se Pedro não conseguisse controlar seus “espinhos”?
- Teatro das Emoções: Monte um teatrinho em casa em que a criança possa encenar cenas de “Pedro vira porco-espinho” e depois representar possíveis soluções para a raiva.
- Conversa com o Espelho: Proponha que a criança se observe no espelho quando está calma e imagine como ficaria se estivesse com raiva. Depois, ajude-a a encontrar maneiras de desarmar esse “porco-espinho interno”.