Pedro e o Lobo

Idade recomendada: +5 anos
Autor: Sergei Prokofiev
Primeira publicação: 1936
Editora: WMF Martins Fontes
Páginas: 32
Qual é a história?
“Pedro e o Lobo” é um clássico da literatura infantil (originalmente composto como uma peça musical) criado por Sergei Prokofiev em 1936. Na história, Pedro é um garoto corajoso que vive em uma casa próxima a um bosque, onde ele acaba encontrando diversos animais – um passarinho, um gato, um pato – e também um lobo. A trama gira em torno da aventura de Pedro ao capturar o lobo, mesmo contra os conselhos de seu avô para que tivesse cuidado. A tensão aumenta quando o lobo devora o pato, mas, com a ajuda do passarinho, Pedro consegue prender o animal e exibi-lo à cidade.
A história é curta, direta e traz uma importante mensagem sobre coragem, responsabilidade e consequências de nossos atos.
Autor
Sergei Prokofiev (1891–1953) foi um compositor, pianista e maestro russo, amplamente reconhecido como um dos grandes nomes da música erudita do século XX. “Pedro e o Lobo” foi escrito por ele em 1936 com o intuito de introduzir às crianças os sons e instrumentos de uma orquestra de forma didática e divertida. Posteriormente, a obra ganhou adaptações em formato de livro ilustrado, mantendo-se fiel ao enredo original. Embora seja mais conhecido por suas composições musicais, Prokofiev também demonstrou sua habilidade em criar narrativas envolventes para o público infantil.
Curadoria
Conteúdos Negativos
Violência e Medo
★★☆☆☆
A principal cena de violência ocorre quando o lobo engole o pato. Isso pode ser um momento angustiante para crianças mais sensíveis, pois mostra a ação direta do lobo de forma relativamente repentina. Apesar de não haver descrições gráficas muito fortes, a ideia de um animal sendo engolido pode causar certo medo ou desconforto.
Linguagem Inadequada
☆☆☆☆☆
Não presente.
Sexo, Romance e Nudez
☆☆☆☆☆
Não presente.
Bebida, Droga e Cigarro
☆☆☆☆☆
Não presente.
Conteúdos Positivos
Pontos de Caráter
★★★★☆
O enredo mostra coragem (Pedro enfrenta o lobo), trabalho em equipe (a cooperação entre Pedro e o passarinho para capturar o animal) e certa empatia (Pedro não quer que o lobo machuque mais ninguém, mas também não o mata)
Valor Educacional
★★★☆☆
Em muitas edições do livro, há notas sobre as passagens musicais e os instrumentos associados a cada personagem.
Mensagens Positivas
★★★☆☆
A narrativa enfatiza a criatividade e a coragem de Pedro. Também mostra que, com colaboração e estratégia, é possível superar desafios. No final, ainda que o lobo seja capturado, não há apologia à violência gratuita.
A desobediência de Pedro com o avô é um questão que também pode ser debatida.
Modelos Positivos
★★★★☆
Pedro se mostra um menino confiante e engenhoso, mas, ao mesmo tempo, impulsivo, pois não segue as instruções do avô para evitar o lobo. O avô, por outro lado, representa a voz da cautela e da experiência. São exemplos de figuras que podem gerar discussões sobre obediência, prudência e coragem.
Os pais precisam saber
Os pais devem estar atentos à cena em que o pato é engolido pelo lobo, pois pode ser perturbadora para crianças menores ou mais sensíveis. Além disso, o comportamento de Pedro – que sai para caçar o lobo contra a vontade do avô – pode levantar questionamentos sobre desobediência e as consequências de ignorar conselhos dos mais velhos. No entanto, há também o lado positivo: Pedro age com astúcia e evita maiores tragédias. Os pais podem avaliar se os filhos estão preparados para lidar com a ideia de um animal sendo predado e para discutir a importância de ouvir conselhos, bem como a de ter coragem em situações adversas.
“Pedro e o Lobo” foi concebido originalmente para ensinar às crianças sobre os diferentes sons e instrumentos de uma orquestra. Vale a pena apresentar às crianças a obra musical.
Os pais estão dizendo
Comentários Negativos
Algumas avaliações negativas mencionam que a cena do lobo engolindo o pato é desnecessariamente assustadora e pode causar pesadelos em crianças pequenas.
Outros apontam que Pedro, apesar de ser o herói, age de forma desobediente ao avô, o que pode passar uma mensagem ambígua sobre seguir regras e limites estabelecidos pelos adultos.
Comentários Positivos
Leitores elogiam o caráter clássico da obra, que, além da história envolvente, serve como introdução ao universo da música erudita.
Muitos pais e educadores acreditam que a coragem de Pedro e a colaboração dos animais ensinam valores importantes, como trabalho em equipe e iniciativa.
Também há quem destaque o fascínio que a narrativa desperta em crianças, incentivando a imaginação e a curiosidade sobre a natureza e os animais.
Idade recomendada
Com base nos elementos de leve violência (a cena do lobo engolindo o pato) e na capacidade de compreensão da moral da história, a recomendação geral seria a partir de 5 anos. Crianças nessa faixa etária já conseguem lidar melhor com a trama e discutir o acontecimento mais tenso. Entretanto, isso pode variar conforme a sensibilidade de cada criança.
Converse com seus filhos sobre
- Coragem e responsabilidade: Quando é bom ter coragem e quando precisamos ser mais cautelosos?
- Obediência e limites: Até que ponto devemos seguir conselhos de adultos e qual a importância de entender os riscos de nossas decisões?
- Causa e consequência: O que acontece quando não pensamos nas consequências de nossos atos? Como isso se aplica na vida real?
- Respeito aos animais: Mesmo tratando o lobo como um vilão, como podemos pensar em atitudes de proteção e respeito à natureza?
- Música e arte: Se a criança for curiosa, explique como “Pedro e o Lobo” foi originalmente pensado para apresentar instrumentos musicais. Pergunte quais sons ela imagina ao ler cada cena.
Atividades para explorar
- Teatro de fantoches: Reproduzir a história com bonecos feitos de papel ou meia, dando voz a cada personagem.
- Desenhos e ilustrações: Criar painéis coloridos mostrando cada cena, discutindo as emoções de Pedro, do avô e dos animais.
- Identificação de sons: Escutar a versão musical (se disponível) e tentar reconhecer cada instrumento que representa um personagem.
- Reescrever o final: De forma criativa, as crianças podem criar um novo desfecho para a história – quem sabe o pato não escapa?
- Caça ao tesouro: Fazer uma brincadeira de “caçar o lobo” em casa ou no quintal, com pistas que lembrem a trama.
- Confecção de máscaras: Criar máscaras dos personagens (Pedro, gato, passarinho, pato, lobo) para encenar a história.