O livro preferido de um garoto sabido

Idade recomendada: +4 anos
Autor: Júlia Donaldson (escritora) Alex Scheffler (ilustrador)
Primeira publicação: 2005
Editora: Brinque-Book
Páginas: 32
Qual é a história?
Em “O Livro Preferido de um Garoto Sabido”, acompanhamos um menino que está confortavelmente sentado em uma poltrona lendo seu livro favorito. A grande peculiaridade dessa obra é que, a cada página, entra-se em outra história dentro daquela que menino está lendo — como se fossem “livros dentro de livros”.
- Na primeira camada, o menino lê sobre um pirata que encontra um baú de tesouro. Dentro do baú, porém, o pirata encontra um livro sobre uma pessoa que também está lendo outro livro, e assim sucessivamente.
- Em outro trecho, surge a história de um fantasma que assusta visitantes de uma casa mal-assombrada, mas que, por sua vez, está envolvido em outra narrativa.
- Há ainda um trecho em que aparecem um cavaleiro e um dragão, em uma típica situação de aventura medieval, mas tudo também faz parte de uma leitura interna.
- O enredo segue nesse formato “circular”, até chegar novamente no menino, concluindo a ideia de que todas aquelas histórias estavam interligadas ao “livro preferido do garoto sabido”.
A estrutura em rimas, característica de Julia Donaldson, e as ilustrações de Axel Scheffler (na maior parte das edições) criam um clima divertido, convidando a criança a explorar a intertextualidade de cada “livro dentro do livro”.
Autor
Júlia Donaldson é uma escritora e dramaturga britânica, reconhecida internacionalmente pelo seu trabalho na literatura infantil. Autora de diversos livros premiados, ela tem o dom de criar histórias rimadas que prendem a atenção tanto de crianças quanto de adultos. Seu trabalho costuma valorizar temas como imaginação, aventura e exploração, frequentemente protagonizados por animais personificados.
Axel Scheffler, ilustrador alemão radicado no Reino Unido, é conhecido por seu estilo bem-humorado e traços marcantes. Em colaboração com Júlia Donaldson, criou ilustrações que se tornaram ícones de livros infantis contemporâneos. Suas imagens são repletas de cores e expressões fortes, capturando perfeitamente o tom leve e brincalhão das histórias de Donaldson.
Curadoria
Conteúdos Negativos
Violência e Medo
★☆☆☆☆
Os elementos que podem ser considerados “assustadores” são a presença de um fantasma, a presença de um ladrão e a breve menção de um dragão em batalha com um cavaleiro.
Linguagem Inadequada
☆☆☆☆☆
Não presente.
Sexo, Romance e Nudez
☆☆☆☆☆
Não presente.
Bebida, Droga e Cigarro
☆☆☆☆☆
Não presente.
Conteúdos Positivos
Pontos de Caráter
★★★★☆
Embora o foco principal do livro seja a criatividade e a brincadeira com narrativas, há exemplos de imaginação, curiosidade e até mesmo gentileza em pequenos atos dos personagens (como a interação entre o cavaleiro e o dragão, que termina de forma bem-humorada). Porém, não há uma ênfase tão grande em valores no sentido estrito; é mais uma celebração à leitura.
Valor Educacional
★★★★☆
O grande valor educacional está em incentivar a leitura e explorar diferentes gêneros literários (aventura, pirata, fantasia medieval, mistério com fantasma). A criança percebe que cada história tem seu próprio encanto, aprendendo a valorizar a diversidade dos livros.
Mensagens Positivas
★★★★☆
A principal mensagem positiva diz respeito ao poder da imaginação e ao prazer da leitura. Charlie, ao mergulhar em cada “sub-história”, mostra como os livros podem ser portas para mundos diferentes. Além disso, o tom divertido incentiva a criança a ver a leitura como algo prazeroso.
Modelos Positivos
★★★★☆
O menino é um modelo de leitor entusiasmado, despertando curiosidade em quem lê sobre ele. Embora os personagens das tramas internas sejam breves, cada um apresenta algo único (o pirata, o fantasma, o cavaleiro, etc.), mas não há profundidade de desenvolvimento para se tornarem grandes modelos de caráter. Ainda assim, a alegria do menino em ler funciona como um bom incentivo.
Os pais precisam saber
- Complexidade de estrutura: O livro é uma brincadeira literária em que a história vai “saltando” de um livro para outro. Crianças muito novas podem precisar de ajuda para entender essa passagem de camadas narrativas.
- Elementos “assustadores” amenos: O fantasma e o dragão aparecem de modo cômico, sem causar real terror ou cenas violentas. Ainda assim, é importante explicar às crianças que esses elementos fazem parte do imaginário de histórias de aventura.
- Valorização da leitura: A obra incentiva um olhar positivo para os livros. Conversar com a criança sobre por que Charlie adora ler pode reforçar o hábito de leitura em casa.
- Uso do humor: Tanto o pirata quanto os demais personagens vivem situações engraçadas. Não há ofensas ou lições morais pesadas, mas vale pontuar a criatividade como algo a ser celebrado.
Os pais estão dizendo
Comentários Negativos
Alguns pontos negativos citados por leitores/usuários são:
- Rapidez na transição entre cenas: Há quem ache que as passagens entre cada narrativa são muito curtas, deixando pouca profundidade nos personagens secundários.
- História “confusa” para crianças muito pequenas: Alguns pais relatam que crianças de 2 ou 3 anos podem não compreender o conceito de “história dentro da história”.
Comentários Positivos
Entre os elogios mais frequentes, encontram-se:
- Ilustrações vibrantes: Ilustrado por Axel Scheffler (na maioria das edições), as imagens complementam muito bem o texto, atraindo a atenção das crianças.
- Criatividade e originalidade: Muitos destacam o quanto a estrutura de “livro dentro de livro” desperta a imaginação das crianças.
- Linguagem em rima: A escrita de Julia Donaldson, em versos, agrada tanto os pequenos quanto os adultos que fazem a leitura em voz alta.
Idade recomendada
Geralmente, a partir de 4 anos a criança já consegue aproveitar as rimas e o colorido das ilustrações, embora ainda precise de um adulto para explicar a ideia de narrativas encadeadas. Crianças entre 5 e 7 anos compreendem melhor a estrutura “livro dentro do livro” e podem se divertir descobrindo cada nova camada.
Converse com seus filhos sobre
- A brincadeira de “livro dentro do livro”: Pergunte se eles conseguem lembrar as diferentes histórias que aparecem e qual elas mais gostaram.
- Imaginação e criação de histórias: Como seria um “livro dentro do livro” inventado pela criança? Ela pode criar os próprios personagens e as próprias passagens.
- Personagens de aventura: Fale sobre piratas, fantasmas, dragões e cavaleiros. O que cada um simboliza? Quais sentimentos eles despertam?
- Gostar de ler: Pergunte por que Charlie parece tão feliz ao final do livro. O que faz da leitura algo tão prazeroso?
Atividades para explorar
- Invente sua própria “história dentro da história”: Cada criança pode desenhar uma sequência de páginas em que, em cada nova página, surge um livro diferente.
- Teatro de fantoches: Use personagens como o pirata, o fantasma, o dragão. Cada criança pode representar um pequeno trecho da história.
- Crie um marcador de livro temático: Com desenhos de Charlie ou dos personagens que aparecem, incentivando o hábito de marcar a página e continuar lendo.
- Desafio de rimas: Assim como Julia Donaldson, estimule a criança a criar pequenas frases rimadas sobre cada personagem.