Esperando a chuva

Idade recomendada: +4 anos
Autor: Véronique Vernette
Primeira publicação: 2014
Editora: Pulo do Gato
Páginas: 36
Qual é a história?
Em “Esperando a chuva”, Véronique Vernette apresenta a história de um local (geralmente descrito como uma vila ou comunidade) que vive uma longa seca e anseia pela chegada da chuva. O enredo gira em torno da esperança, da paciência e da conexão com a natureza. As ilustrações contribuem para criar uma atmosfera delicada e envolvente, refletindo a ansiedade das pessoas (e possivelmente dos animais) em ver o tempo chuvoso chegar.
Autor
Véronique Vernette é uma autora e ilustradora que se dedica a criar obras infantis com sensibilidade e atenção à arte. Ela costuma produzir livros ilustrados, repletos de cores e que tratam de temas ligados ao cotidiano infantil e à natureza. Em geral, seus livros buscam transmitir mensagens de empatia, respeito ao próximo e valorização das pequenas coisas do dia a dia.
Curadoria
Conteúdos Negativos
Violência e Medo
☆☆☆☆☆
Não presente.
Linguagem Inadequada
☆☆☆☆☆
Não presente.
Sexo, Romance e Nudez
☆☆☆☆☆
Não presente.
Bebida, Droga e Cigarro
☆☆☆☆☆
Não presente.
Conteúdos Positivos
Pontos de Caráter
★★★★☆
O enredo sugere paciência, esperança e um sentimento de comunidade aguardando a chuva. Esses valores podem ser interpretados como sinais de perseverança e empatia (todos compartilhando a mesma preocupação).
Comentários de leitores destacam que a obra transmite “mensagens sutis de união” e de que “todos se unem em função de um bem comum: a chegada da chuva”.
Valor Educacional
★★★☆☆
O livro pod trazer reflexões sobre a importância do equilíbrio ambiental e a conscientização de que a água é um recurso valioso, além de mostrar como a natureza afeta a vida das pessoas.
Mensagens Positivas
★★★★☆
A obra transmite esperança, paciência e gratidão pela natureza. A espera pela chuva é um tópico que remete à confiança no futuro e à capacidade de suportar adversidades.
Modelos Positivos
★★★☆☆
o conjunto da história sugere figuras cooperativas e unidas, o que pode ser tomado como um modelo de trabalho em equipe e solidariedade.
Os pais precisam saber
Os pais devem estar cientes de que “Esperando a chuva” é um livro mais contemplativo e poético, cuja narrativa não se baseia em grandes conflitos ou reviravoltas. Se estiverem buscando uma história com ação ou aprendizado factual direto, talvez este livro não atenda completamente a essa expectativa. Por outro lado, não há elementos moralmente duvidosos, como mentiras ou roubos não punidos. A obra se concentra em sentimentos de esperança e paciência, além de introduzir no imaginário infantil a relação entre comunidade e natureza.
Como ponto de atenção, caso a criança seja muito agitada ou espere situações mais dinâmicas, o ritmo mais lento pode gerar certa impaciência, sendo importante conversar sobre como o livro traz uma proposta diferente – quase como uma pausa reflexiva.
Os pais estão dizendo
Comentários Negativos
“As crianças menores podem se distrair, pois não há muito diálogo ou ação.”
“A história é simples demais e acaba rápido.”
Comentários Positivos
Ilustrações delicadas e expressivas, que ajudam a criança a mergulhar na atmosfera de seca e esperança.
Tema atemporal, que aborda a relação humana com a natureza e a importância de aguardar o momento certo das coisas.
Mensagem de unidade, pois todos na história compartilham um mesmo desejo: a chegada da chuva.
Idade recomendada
Com base nos comentários sobre o enredo e nos valores abordados, uma faixa etária indicada seria a partir de 4 anos, quando a criança já consegue compreender minimamente a ideia de “esperar por algo” e relacionar o assunto à sua rotina. No entanto, crianças mais velhas (7 a 8 anos) podem aproveitar melhor a reflexão e o debate sobre o tema do meio ambiente e da paciência.
Converse com seus filhos sobre
- A importância da água: Pergunte o que aconteceria se a chuva nunca viesse e como a água é essencial para as plantas, os animais e as pessoas.
- Paciência: O que significa esperar? Quais sentimentos surgem quando estamos ansiosos por algo?
- Natureza e ciclos: Por que existem épocas de chuva e de seca? Como isso impacta a vida das pessoas e dos animais?
- Comunidade e união: Fale sobre como a comunidade do livro se une na mesma expectativa. Há momentos em que precisamos da ajuda dos outros para superar um problema?
- Valores internos: Aproveite para destacar a importância de manter a calma e a esperança em situações difíceis.
Atividades para explorar
- Desenhos e pintura: Incentive a criança a desenhar como imagina a vila antes e depois da chuva.
- Criação de uma “dança da chuva”: De forma lúdica, propor uma brincadeira em que elas criem passos de dança para “chamar a chuva”.
- Pequeno experimento: Mostrar como plantar uma semente e observar o crescimento da plantinha com água e sol, reforçando a importância da chuva.
- Histórias em sequência: Pedir à criança para escrever ou desenhar passos de uma história que antecede a chegada da chuva e o que acontece após ela cair.
- Caça-palavras ou colagem: Criar um caça-palavras com termos ligados ao meio ambiente (chuva, nuvem, água, sol, vento) ou propor recortes de revistas que representem a natureza.